COMSines presente no V Encontro Indústria, História, Património

09/04/2022

COMSines presente no V Encontro Indústria, História, Património

A associação COMSines - Conselho das Comunidades de Sines participou no V Encontro Indústria, História, Património, que decorreu na Covilhã entre os dias 06 e 08 de Abril.


Representada pela Dr.ª Sandra Patrício, técnica da Câmara Municipal de Sines que integra o Grupo de Trabalho Património e Cultura na associação, a COMSines marcou presença neste encontro em que decorreu um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria.


A par de outros projetos e realidades do património industrial do País, foi apresentado o processo de criação do Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior e da Rota da Lã, um roteiro que complementa e contribui para dinamizar e unir os pontos de interesse e núcleos museológicos.


A Covilhã é considerada como uma Cidade-Fábrica modelo, com o Museu dos Lanifícios e a Rota da Lã, pela união com o meio ambiente, a transumância, a pastorícia e a sustentabilidade e está a decorrer formação na cidade, tendo em conta o interesse para a memória mas também para promover uma forma integrada de conhecer a região, com turismo industrial.


Esta participação da COMSines no encontro está enquadrada no projeto da associação que visa criar um Inventário do Património Industrial Local em Sines.


O conhecimento e estudo de casos já implementados de projetos museológicos e de turismo industrial no País é essencial para o desenvolvimento de projetos próprios ajustados à realidade de Sines.