cofinanciado por:

© 2019 COMSINES

QUEM SOMOS

História

A instalação, na década de 70 do século XX, de um complexo portuário e industrial com forte componente de indústrias de base fez de Sines um concelho com particulares desafios ambientais e sociais.

Cada vez mais empenhados na promoção do Desenvolvimento Sustentável e conscientes de que o futuro depende da promoção da saúde, segurança e proteção do meio ambiente, a Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR) lançou, em julho de 2011, um desafio para a criação, em Sines, de um Painel Consultivo de Envolvimento com as Comunidades Locais. O Painel consistiria em fóruns monitorizados/coordenados por especialistas que iriam colocar em diálogo, de forma regular, os representantes das indústrias, autoridades regionais e entidades locais com intervenção social, de modo a proporcionar uma auscultação conjunta das preocupações e necessidades da população Sineense, com o objetivo de debater, definir e programar atividades coletivas que, em alinhamento com as estratégias de desenvolvimento industrial, resultassem na melhoria contínua de qualidade de vida da população local.

Fruto de um progressivo processo de cooperação entre múltiplas entidades da área de influência de Sines, potenciado e dinamizado pela AIPQR, foi criado, em setembro de 2013, o Painel COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines, sob o lema “Mais Sines, Melhor Sustentabilidade”. O Protocolo de Colaboração, assinado pelo núcleo inicial e fundador do Painel, estabeleceu as suas diretrizes de funcionamento e dos respetivos Grupos de Trabalho (“Património e Cultura”, “Competitividade, Logística e Transportes”, “Prevenção e Segurança” e “Saúde e Ambiente”), bem como o âmbito e os termos em que os Membros do Painel se relacionavam.

Mantendo o compromisso com as pessoas de Sines, o COMSINES, um Painel de atuação conjunta entre as empresas e entidades representativas da Comunidade de Sines, que desde 2013 materializava fisicamente as ideias e aspirações coletivas, geradas com base numa  relação de recíproca confiança, transformou-se, em 29 de dezembro de 2015, numa Associação privada sem fins lucrativos, designada por Associação COMSINES, regendo-se por um conjunto de valores essenciais à implementação da sua estratégia e ao sucesso dos seus objetivos.

Missão

Atuar proativamente na Comunidade Sineense, no sentido de promover o Desenvolvimento Sustentável da Região e da sua Comunidade.

Visão

Contribuir para promover o Desenvolvimento Sustentável, o Bem-estar e a Qualidade de Vida da Comunidade de Sines, através da operacionalização de um Programa Global de Colaboração Voluntária, que materialize ideias e aspirações coletivas, geradas com base numa relação de recíproca confiança entre indústria, entidades administrativas/sociais e população envolvente.

Valores

- Respeito pelo Património Natural e Cultural e Valores da Região de Sines;

- Transparência na relação com os parceiros;

- Respeito pelos compromissos assumidos;

- Diálogo franco e aberto a todos os parceiros;

- Competência no desenvolvimento das suas ações.

Objetivos

Através do desenvolvimento de um trabalho colaborativo contínuo entre empresas e comunidade, a COMSINES pretende:

  1. Aprofundar a integração e envolvimento das empresas da Região de Sines com as Comunidades locais;

  2. Contribuir de forma ativa para a criação de condições que promovam a responsabilidade social das empresas e o seu desenvolvimento sustentável;

  3. Aprofundar a melhoria do bem-estar das comunidades envolventes, em particular nas áreas do ambiente e desenvolvimento sustentável, proteção civil e segurança, cooperação inter-empresarial e promoção da responsabilidade social das empresas;

  4. Criar e manter uma ligação privilegiada com a comunidade local, através do diálogo com intervenientes de várias áreas sociais, assumindo transparência nos processos e ouvindo as preocupações da população local para poder responder de forma eficaz, tendo sempre em perspetiva contribuir para um futuro melhor;

  5. Transmitir a ideia de que é possível defender a população, a paisagem e os valores essenciais do modo de vida dos sineenses, sem rejeitar o contributo das atividades industriais para o desenvolvimento económico do concelho, através do desenvolvimento de uma política de boa vizinhança, cooperação e entreajuda.

Estrutura

Orgânica

Orgãos Sociais

Assembleia Geral

Presidente da Mesa: Eduardo Bandeira (APS); é, por inerência, o Presidente da Direção

Direção

Presidente, Diretor Executivo: Eduardo Bandeira (APS)

Vogal: Martinho Correia (PETROGAL)

Vogal: Arsénio Salvador (Repsol Polímeros)

Vogal: Filipa Faria (CMS)

Vogal: Ricardo Alvim (Euroresinas)

Conselho Fiscal

Presidente: Silvino Rodrigues (aGP)

Vogal: Nuno Póvoa (Air Liquide)

Vogal: Jaime Gabriel Silva (AdSA)

----------

Grupos de Trabalho    

Património e Cultura

Coordenadora: Sandra Patrício (CMS)

Competitividade, Logística e Transportes

Coordenador: Miguel Borralho (aicep Global Parques)

Prevenção e Segurança

Coordenador: Eduardo Pires (CMS)

Saúde e Ambiente

Coordenadora: Paula Ledo (CMS)

Comunicação

Coordenadora: Ana Rita Rosa (APS )