Águas de Santo André assume presidência da COMSINES
16/02/2023
A Associação COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines tem novos órgãos Sociais eleitos hoje, 16 de fevereiro, durante a Assembleia Geral, que decorreu nas instalações da Repsol Polímeros, no Complexo Industrial de Sines.
Cada vez mais empenhados na promoção do Desenvolvimento Sustentável e conscientes de que o futuro depende da promoção da saúde, segurança e proteção do meio ambiente e fruto de um progressivo processo de cooperação entre múltiplas entidades da sua área de influência (Sines), foi criado um Painel de atuação conjunta entre as empresas e entidades representativas da Comunidade de Sines e que deu origem à associação COMSINES.
O Presidente de Direção, Marcos Sá, eleito hoje em Assembleia Geral hoje realizada nas instalações da REPSOL Polímeros, para o triénio 2023-2025, é atualmente Administrador da empresa Águas de Santo André, tendo assumido funções no seu percurso profissional na administração da Agência Municipal de Energia e Ambiente – Lisboa E-Nova, tendo ainda desempenhado funções de coordenador de departamento de Clientes, Produtos e Serviços e Diretor de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental na EPAL, S.A. No seu percurso académico destaca-se a formação na área das Ciências da Comunicação, Marketing, Gestão e Direito.
Os recém eleitos órgãos sociais têm ainda na direção como vogais representantes das seguintes empresas: GALP ENERGIA, EURORESINAS, REPSOL, Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Câmara Municipal de Sines e a AICEP Global Parques. Para o Conselho Fiscal elegeu-se como representante empresa AIR LIQUIDE, para a presidência, e para vogais a PORTSINES e a APQUÍMICA. Na Mesa da Assembleia Geral a presidência ficou representada pela INDORAMA, tendo como vogais a ECOSLOPS e a APPLUS+.
A Direção cessante, presidida por Ricardo Alvim, foi hoje distinguida com um voto de louvor aprovado por unanimidade da Assembleia Geral, pela dedicação, empenho e trabalho realizado em prol da comunidade.
Fez ainda parte da ordem de trabalhos da Assembleia Geral a aprovação da Ata da Assembleia anterior, a apresentação, discussão e votação da proposta do Plano de Atividades e Orçamento para 2022 e Parecer do Conselho Fiscal e a apresentação, discussão e votação da proposta do Relatório de Gestão e Contas de 2022 e Parecer do Conselho Fiscal.
Sobre a COMSINES
Fruto de um progressivo processo de cooperação entre múltiplas entidades da área de influência de Sines, potenciado e dinamizado pela Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR), foi criado, em setembro de 2013, o Painel COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines, sob o lema “Mais Sines, Melhor Sustentabilidade”. O Protocolo de Colaboração, assinado pelo núcleo inicial e fundador do Painel, estabeleceu as suas diretrizes de funcionamento e dos respetivos Grupos de Trabalho (“Património e Cultura”, “Competitividade, Logística e Transportes”, “Prevenção e Segurança” e “Saúde e Ambiente”), bem como o âmbito e os termos em que os Membros do Painel se relacionavam.
Mantendo o compromisso com as pessoas de Sines, a COMSINES, um Painel de atuação conjunta entre as empresas e entidades representativas da Comunidade de Sines, que desde 2013 materializava fisicamente as ideias e aspirações coletivas, geradas com base numa relação de recíproca confiança, transformou-se, em 29 de dezembro de 2015, numa Associação privada sem fins lucrativos, designada por Associação COMSINES, regendo-se por um conjunto de valores essenciais à implementação da sua estratégia e ao sucesso dos seus objetivos.
A Associação COMSINES tem como missão atuar proativamente na Comunidade Sineense, no sentido de promover o Desenvolvimento Sustentável da Região e da sua Comunidade.
São membros da associação atualmente a Associação Empresarial de Sines, a Águas de Santo André, a aicep Global Parques, a Air Liquide, a APQuímica, a APS, o CENFIM, a EcoSlops, a ETLA, a Euroresinas, a GALP, a Indorama Ventures, a PortSines, a Repsol, a Câmara Municipal de Sines, o Sines Tecnopolo, a ULSLA, a Universidade de Évora e a APPLUS+.