RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares

15/12/2021

RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares

O CENFIM – Núcleo Sines, relativamente ao Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares, tem vindo a desenvolver um trabalho muito gratificante, com resultados muito compensadores, não só para os candidatos, como também para a equipa.


Para os candidatos abrem-se novos horizontes profissionais e de prosseguimento de estudos, pois podem aceder a outros níveis de formação com os CET – Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5), e até a nível superior.


Este processo é uma mais valia a nível pessoal, mas também as empresas podem procurar esta solução para aumentar a escolaridade dos seus colaboradores, uma vez que é um processo flexível, que valoriza as aprendizagens e experiências adquiridas ao longo do percurso de cada um. Este processo exige, pelo menos, 50 horas de Formação Complementar (que visa limar algumas arestas, recordar alguns conhecimentos), e estas horas concorrem para as 40 horas obrigatórias, anualmente, por colaborador por parte da empresa.


O CENFIM trabalha desde o nível básico B1 (4º ano), B2 (6º ano), B3 (9º ano), ao nível secundário e está sempre disponível para o esclarecimento de dúvidas. A oferta formativa do núcleo de Sines pode ser consultada no link: https://compraremsines.pt/loja/cenfim/.