Procuram-se empreendedores e escolas com projetos associados aos recursos hídricos

15/03/2022

Procuram-se empreendedores e escolas com projetos associados aos recursos hídricos

Estão abertas até 01 de Abril as inscrições para dois concursos de ideias ligadas aos recursos hídricos do Alentejo Litoral para empreendedores e estudantes. O objeti o é estimular a criatividade, inovação, competitividade e empreendedorismo.


Estes dois concursos, realizados no âmbito do projeto ‘AQUA + Programa de Capacitação de Atores Ligados ao Meio Aquático’, com cofinanciamento pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas no âmbito do programa MAR 2020, visam promover a promoção do espírito empresarial através da dinamização da inovação e empreendedorismo, com vista à capacitação e ao aumento da competitividade das empresas já existentes e à criação de novas empresas ligadas aos recursos hídricos, com uma componente de desenvolvimento de competências empreendedoras ligadas ao meio aquático, junto de jovens estudantes.


Concurso de Projetos Inovadores


O concurso de projetos inovadores ligados aos recursos hídricos no Alentejo Litoral tem inscrições abertas até 1 de abril, e visa premiar o projeto vencedor e os cinco melhores projetos inovadores por cada concelho do Alentejo Litoral que desenvolvam projetos nas áreas de Inovação em espaço marítimo, Turismo, Promoção dos produtos locais, Circuitos curtos e Diversificação de atividades produtivas.


Os concorrentes participarão numa oficina de criatividade com o tema “construção de business-pitch”, moderada por consultores especialistas para apoiar os concorrentes no desenvolvimento da sua ideia, habilitando-se a ganharem prémios no valor total de 5.000 €, um serviço de incubação virtual na incubadora do Sines Tecnopolo gratuita durante 1 ano e o desenvolvimento de imagem corporativa.


Concurso de Ideias para Escolas


Também com inscrições abertas até ao dia 01 de abril, este concurso visa o desenvolvimento de competências empreendedoras ligadas aos recursos hídricos, a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário dos concelhos do Alentejo Litoral que desenvolvam ideias ligadas às mesmas temáticas que o concurso de projetos inovadores.


As escolas concorrentes devem pertencer obrigatoriamente aos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém ou Sines.


As cinco melhores ideias desenvolvidas pelos alunos, o professor que os acompanhou e a respetiva escola serão premiados numa cerimónia de atribuição de prémios.


Este concurso visa estimular a aquisição de competências empresariais junto dos jovens estudantes, o estimular a criatividade, entusiasmo, autoconfiança, trabalho em equipa e espírito de iniciativa.