O que é a Economia Circular?

15/02/2022

O que é a Economia Circular?

Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Assumindo-se como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos.


Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, a Economia Circular promove um modelo económico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados.


Caracteriza-se como um processo dinâmico que exige compatibilidade técnica e económica (capacidades e atividades produtivas) mas que também requer igualmente enquadramento social e institucional (incentivos e valores).


A Economia Circular ultrapassa o âmbito e foco estrito das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando uma ação mais ampla, desde do redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos ‘circulando’ o mais eficientemente possível produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos. Este processo, visa assim o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, suportados em ciclos de reconversão a montante e a jusante. Materializa-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.


A ‘circularidade’ possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos em usos industriais contínuos. No sistema circular, eliminamos o conceito de “lixo”, já que os resíduos se tornam numa ’nova matéria-prima’ para novos processos e em produtos ou materiais que possam ser reutilizados, atualizados ou reinseridos em novos ciclos.