top of page

MadoquaPower2X vence leilão do Banco Europeu de Hidrogénio

15/05/2024

MadoquaPower2X vence leilão do Banco Europeu de Hidrogénio

No passado dia 30 de abril, a Comissão Europeia anunciou os vencedores de um leilão altamente competitivo do Banco Europeu de Hidrogénio. A MadoquaPower2X (MP2X) recebeu 245 milhões de euros em subsídios operacionais. Este projeto emblemático é uma pedra angular para o futuro da descarbonização dos setores energéticos europeus difíceis de reduzir, como o transporte marítimo e as indústrias pesadas.


A MP2X, localizada em Sines, Portugal, é uma instalação Power-to-X que produzirá hidrogénio verde e amoníaco principalmente para transporte marítimo. O projeto está dividido em duas fases, com uma capacidade inicial de eletrolisador de 500 MW, seguida da Fase 2, que procurará implantar mais 700 MW de capacidade de eletrolisador, elevando a capacidade total para 1,2 GW.


A MP2X foi agora convidada para a preparação do acordo de subvenção com a Comissão Europeia. MP2X irá receber um prémio fixo de 0,48 EUR/kgH2 por aproximadamente 51.000 tH2 por ano durante um período de 10 anos, num total de 245 milhões de euros.


O parceiro da Copenhagen Infrastructure Partners, Philip Christiani refere que, “estamos muito orgulhosos com o facto do nosso projeto ter recebido este apoio e aplaudimos os decisores políticos por reconhecerem a importância da economia do hidrogénio em Portugal e na Europa. O anúncio de hoje reafirma a capacidade da CIP de realizar projetos de hidrogénio verde para a construção de uma futura economia do hidrogénio na Europa. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros em Portugal, bem como ao Governo português, às instituições públicas e às comunidades locais por trabalharem connosco na criação de um futuro mais verde para as próximas gerações”.


O Diretor Não Executivo da MadoquaPower2X, Marloes Ras diz que, “a nossa equipa trabalhou incansavelmente para fazer do MP2X um sucesso. O anúncio de hoje da Comissão Europeia é um reconhecimento dos esforços incansáveis da equipa em Portugal e na Dinamarca. Com este reconhecimento vem a responsabilidade, a jornada apenas começou, estamos prontos para entregar o projeto e esperamos continuar a nossa colaboração com as instituições públicas e as comunidades locais para fazer do MP2X um sucesso pioneiro para Portugal”.


O projeto receberá o financiamento concedido a partir da data de operação comercial até o final do período de subvenção de 10 anos. A subvenção aproxima o MP2X da Decisão de Investimento Financeiro, reduzindo a diferença entre o preço de custo e o preço de venda e é um importante facilitador para o sucesso do projeto. A subvenção depende do MP2X estar operacional no prazo de cinco anos após a assinatura do acordo de subvenção. Esperamos que o MP2X esteja operacional o mais tardar em 2028.


O projeto inicial utilizará uma ligação à rede de 560 MVA para produzir anualmente 51.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verde, utilizando eletricidade renovável. Incluindo a segunda fase, o projeto utilizará uma ligação à rede de 1400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verde anualmente. A MP2X é e continuará a ser um motor direto de outros investimentos nacionais na cadeia de valor da produção de hidrogénio em Sines, com parcerias técnicas e comerciais para compra de hidrogénio produzido por terceiros.

bottom of page