A Química está presente na sociedade e em especial na saúde

18/01/2022

A Química está presente na sociedade e em especial na saúde

Da prevenção à recuperação e ao diagnóstico, a Química da Repsol está sempre presente para cuidar da nossa saúde.


Na Química da Repsol fazemos tudo o que podemos para cuidar da saúde, mas por vezes sabemos que não temos escolha a não ser ir ao médico, seja o de família ou o pediatra.


Talvez ainda não se tenha apercebido que ao lado do médico, existe um especialista que trabalha pelo nosso bem-estar: o plástico. E é no momento em que o nosso médico inicia a revisão, desde que coloca as luvas e usa uma série de pequenos instrumentos descartáveis, que notamos que são todos feitos ou protegidos por plástico, as poliolefinas!


Na última década, as poliolefinas tornaram-se um dos materiais plásticos mais importantes na medicina, por serem inertes e biocompatíveis. Graças a isso, eles são usados em inúmeras aplicações que ajudam a melhorar a nossa qualidade de vida.


Por exemplo, a flexibilidade de materiais como o polietileno ou o polipropileno significa que eles têm muitos usos, tais como embalagens de medicamentos, blister’s, cateteres, equipamentos de diálise, bocais, máscaras, equipamentos de fornecimento de oxigénio, perfurocortantes ou recipientes para resíduos perigosos, equipamentos de laboratório e até mesmo recipientes dos dispositivos acima mencionados feitos de polietileno, o que garante a ausência de resíduos biológicos.


Ou nos copolímeros EVA, cujas propriedades os tornam ideais para a fabricação de elementos que ajudam a salvar vidas, como bolsas e tubos para transfusões de sangue e outros, como aplicações dentárias ou adesivos.


O uso do plástico na medicina permite maior eficiência na prevenção de doenças e na redução de infecções. Tudo graças ao uso de materiais descartáveis e esterilizados, como máscaras, toucas, aventais cirúrgicos e tecido de proteção de maca que são essenciais nos centros médicos e são feitos de polipropileno.


Sabia que o piso da sala de cirurgia tem um revestimento de poliuretano transparente? Graças a ele, está permanentemente protegido e selado, tornando-o resistente a todos os tipos de cargas, impactos, abrasões, temperaturas, etc. E o mais importante, torna-se uma superfície altamente asséptica e higiénica.


O plástico está presente em tudo! No nosso dia-a-dia, no nossso bem-estar e na nossa segurança.

Por fim, não se deve esquecer que os avanços na tecnologia de plástico permitem melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades específicas, por exemplo, usando-o em próteses, córneas artificiais ou aparelhos auditivos.


Desta maneira, saiba que da próxima vez que for ao médico, e esperamos que não seja necessário, pode ter a certeza de que a Química da Repsol estará ao sempre ao seu lado, para ajudar a cuidar da sua saúde e a dos seus entes queridos.