top of page

Sines Tecnopolo promove workshop sobre energia das ondas

17/09/2021

Sines Tecnopolo promove workshop sobre energia das ondas

No próximo dia 11 de Outubro, irá realizar-se nas instalações do Sines Tecnopolo um workshop presencial sobre os mais recentes desenvolvimentos  na área da energia das ondas.


Neste evento, organizado pelo Sines Tecnopolo, in2sea e Teamwork, serão apresentados os projetos BASEPOINT e ENCORE (INTERREG).


Além de dar conhecimento sobre estes dois projetos, o  evento pretende dar uma visão sobre o atual estado de desenvolvimento de energia das ondas, com foco na Península Ibérica e analisar as oportunidades e obstáculos do setor. Para este debate estão confirmadas intervenções de entidades relevantes da Holanda e Espanha, nomeadamente a Teamwork e a Wedge Global.


Será também abordado o contexto dos “Green Ports” e a evolução das operações portuárias no sentido de se tornarem menos poluentes, tal como as sinergias desta necessidade com o setor da energia das ondas.


O projeto BASEPOINT foi desenvolvido nas instalações da Academia do Mar do Sines Tecnopolo, e abrangeu os testes e a melhoria de um conjunto turbina-gerador inovador para converter energia mecânica em eletricidade.


Após o evento, o equipamento será transportado para a Holanda, onde será integrado numa instalação de testes mais abrangente no âmbito do projeto ENCORE (INTERREG), para ser preparado para o último passo, os testes do dispositivo integrado no mar.


O BASEPOINT, do qual o Sines Tecnopolo é parceiro, é cofinanciado pelo Fundo Azul, e coordenado pela empresa in2sea incubada no Sines Tecnopolo.


Frank Neumann, sócio-gerente da in2sea refere que “continua a haver uma grande discrepância entre expetativas no setor de energias oceânicas e realidade da sua implementação. Tem havido desenvolvimentos tecnológicos graduais e significativos nos últimos anos, mas continua escasso um contexto de investimento promissor. O projeto BASEPOINT concluiu com sucesso os testes de um componente chave para a tecnologia Symphony, uma das opções futuras promissoras, cujo desenvolvimento é liderada pela empresa Holandesa Teamwork, em parceria com a in2sea. No evento queremos demonstrar o funcionamento da tecnologia, aprender sobre outras tecnologias atuais e debater o panorama de desenvolvimento.”


A participação no evento é gratuita mas requer  inscrição e destina-se a profissionais de áreas relacionados com a temática, mas está também aberta ao público em geral. 


Devido ao seu carácter internacional, o evento e os materiais de disseminação serão apresentados na língua inglesa.


As inscrições no evento devem ser realizadas aqui >


PROGRAMA


10h00 Welcome and technical session

                - BASEPOINT project overview (in2sea)

                - ENCORE project & Symphony status (Teamwork)

                - BASEPOINT Turbine demonstration (in2sea & Teamwork)

11h30 Coffee break

12h00 Wave energy general session

                - Recent developments (tbc)

                - Status and needs for accelerating development (tbc)

                - Mini round table (Moderator): financing, collaboration

13h15 Lunch break

14h00 Portuguese context and infrastructures

                - Portuguese ocean test facilities (tbc)

                - Green ports and local context (tbc)

                - Mini round table (Moderator): infrastructures / ports

15h30 Informal program / B2b / round-table extension (tbc)

16h30 End (tbc)

bottom of page