top of page

Sines Tecnopolo integra Projeto Atlazul

16/07/2021

Sines Tecnopolo integra Projeto Atlazul

O Projeto Atlazul foi apresentado em Cádis, no dia 15 de julho, é uma  iniciativa europeia de cooperação transfronteiriça portuguesa, andaluza e  galega que pretende impulsionar o Crescimento Azul na península  ibérica.


Este  evento transfronteiriço foi o ponto de partida para o lançamento do  projeto Atlazul, um projeto que visa promover a investigação,  desenvolvimento tecnológico e inovação na costa atlântica do Alentejo,  Algarve e Andaluzia.


O evento realizado em formato híbrido, online e  presencialmente na Faculdade de Filosofia e Letras em Cádis contou com a  intervenção de Francisco Piniella Corbacho, Presidente do Campus de  Excelência Internacional do Mar e Reitor da Universidade de Cádis, Xosé  Lago García, Diretor-Geral Adjunto para a Ação Externa e Cooperação  Transfronteiriça, António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo,  José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, Antonio Sanz Cabello da  Presidência, Administração Pública e Interior da Junta da Andaluzia e  representantes das 18 entidades que integram este consórcio ibérico.


O Sines Tecnopolo integra este projeto como parceiro  estratégico da região do Alentejo Litoral com especialização na inovação  e empreendedorismo da Economia Azul, contribuindo para a troca de  conhecimentos e experiência ibérica que visa o desenvolvimento do setor.


No decorrer do evento foi sublinhado pelos vários  intervenientes, portugueses e espanhóis, a importância desta parceria  ibérica e o papel fundamental que terá no desenvolvimento estratégico e  sustentável da economia azul, focada num futuro de inovação, cooperação,  competitividade, conhecimento e crescimento.


Este consórcio da Euro-região  Alentejo-Algarve-Andaluzia, com a participação adicional da Galiza,  pretende ainda aprofundar as oportunidades de sinergia e relações  construtivas entre os diferentes setores que atuam nesta área,  promovendo políticas de Crescimento Azul que permitirão encontrar novas  oportunidades de investimento empresarial contribuindo para uma melhoria  da competitividade e transferência de conhecimentos no domínio da  recolha e processamento da informação marinha das empresas, nos domínios  da pesca e aquicultura, turismo costeiro, energias renováveis,  sustentabilidade portuária, biotecnologia e conhecimento do ambiente  litoral marinho.


Cofinanciado pelo programa Interreg VA  Espanha-Portugal, POCTEP, Programa Operacional de Cooperação  Transfronteiriça Espanha-Portugal, o Atlazul é um projeto liderado pela  Secretaria-Geral de Ação Externa (SGAE) do Conselho de Presidência,  Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia.


O consórcio deste projeto tem como beneficiários da  Andaluzia e Galiza, a Agência Andaluza de Gestão da Agricultura e Pescas  (AGAPA), a Agência dos Portos Públicos da Andaluzia (APPA), o Instituto  de Investigação e Formação Agrícola e Pesqueira (IFAPA), a Empresa  Pública de Turismo e Gestão do Turismo. , SA, Agência Andaluza de  Promoção Externa (EXTENDA), Campus de Excelência Internacional do Mar  (CEIMAR), Cluster Marítimo-Marinho da Andaluzia (CMMA), Fundação Centro  Tecnológico de Aquicultura (CTAQUA), Instituto de Investigação Marinha  (IIM), Centro Tecnológico do Mar (CETMAR). Da região Alentejo e Algarve  fazem parte, a Universidade de Évora, Universidade do Algarve, DOCAPESCA  Portos e Lotas, SA, Sines Tecnopolo, Instituto Português do Mar e da  Atmosfera (IPMA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do  Alentejo (CCDR Alentejo) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento  Regional do Algarve (CCDR Algarve).

bottom of page