Sines Hydrogen Valley apresentado no Japan Energy Summit

03/08/2022

Sines Hydrogen Valley apresentado no Japan Energy Summit

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, apresentou a 03 de Agosto, o Sines Hydrogen Valley no painel “O Modelo Europeu: o hidrogénio como chave da transição energética”, da Cimeira Energética – Hidrogénio e Gás Natural, que decorreu em Tóquio.


A Cimeira Energética foca no comércio transoceânico de gás natural e hidrogénio, áreas onde o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines corporiza a prioridade portuguesa de transição energética. Representantes do Porto de Sines e da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines (aicep Global Parques) reuniram com alguns dos principais investidores e detentores de tecnologia mundiais, com o objetivo de atrair para Portugal projetos infra estruturantes dos fluxos de gás natural e hidrogénio, bem como projetos industriais de base descarbonizados.


Sines lidera a transição verde em Portugal, atraindo atualmente mais de 12 mil milhões de euros de investimento pelas maiores empresas energéticas do globo. O Complexo de Sines é o hub energético nacional e quer ser também um hub energético da Europa com o Mundo. Um hub de importação de gás natural para a Europa e também um grande hub europeu de produção, importação, consumo, exportação e reexportação de hidrogénio verde.


À margem da Cimeira Energética tiveram oportunidade de reunir com empresas de produção e transporte de hidrogénio e gás natural; de construção de infraestruturas, nomeadamente terminais portuários, para liquefação e regasificação de gás natural e hidrogénio; bem como site selectores para indústria descarbonizada e circular. 


Reuniram com a Kawasaki Heavy Industries, Ltd. e a Tokyo Gas Asia Pte. Ltd, para apresentações de soluções de infraestruturas e equipamentos para carga e descarga, transporte e armazenagem de gás natural liquefeito e de hidrogénio liquefeito, bem como turbinas de produção de eletricidade a gás natural e gases renováveis. Sines lidera a dupla transição energética e digital.


Filipe Costa, da aicep Global Parques, e Eduardo Bandeira, do Porto de Sines, participaram nesta cimeira no âmbito da ação coletiva “Invest in Alentejo”, desenvolvida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.