Porto de Sines: arranca a atividade da Port Cyber Arena
31/07/2025

A Port Cyber Arena iniciou a sua atividade com a realização das primeiras ações de formação na área da Cibersegurança a terem lugar já no corrente mês de julho.
As sessões inaugurais contaram com a participação de profissionais de outros portos nacionais e membros da comunidade portuária de Sines, reforçando o objetivo deste projeto, ao nível da capacitação do setor portuário e logístico nacional, numa perspetiva de parceria e partilha de experiências.
A primeira formação, intitulada “Incident Response Training”, decorreu entre os dias 30 de junho e 2 de julho e centrou-se na deteção, análise e mitigação de malware em ambiente controlado. Ao longo da ação, os participantes tiveram contacto com ferramentas avançadas e simularam cenários reais de ciberataques, desenvolvendo competências práticas em resposta a este tipo de incidentes.
Nos dias 17 e 18 de julho, realizou-se a segunda formação, “Cyber- Awareness Essentials + Threats and Defense”, que abordou os fundamentos da cibersegurança, os principais tipos de ameaças e as boas práticas essenciais na proteção da informação e dos sistemas digitais. A ação formativa incluiu ainda a análise e defesa contra ciberataques, bem como o uso de ferramentas especializadas na investigação destas ocorrências.
Com este arranque formativo, a Port Cyber Arena afirma-se como um centro nacional de excelência para treino avançado em cibersegurança no setor portuário e da logística, contribuindo de forma ativa para o reforço da segurança e resiliência digital e cibernética.