O Hospital dos Brinquedos chega a mais de 500 crianças no Litoral Alentejano
19/07/2024
No ano letivo 2023/2024 que agora termina, o hospital dos brinquedos chegou a mais de 500 crianças em idade pré-escolar, correspondendo a 80,5% das crianças a frequentar o ensino pré-escolar no concelho de Santiago do Cacém (escolas públicas e IPSS).
A hospitalização é uma situação traumática com efeitos especialmente sentidos pelas crianças e os procedimentos invasivos podem ter impacto psicológico significativo nas mesmas, pelo que é crucial adotar técnicas que melhorem a comunicação e o relacionamento entre profissionais de saúde e pacientes, nomeadamente o brincar, uma vez que permite a partilha de medos e receios. (Canêz et al., 2020).
O Hospital dos Brinquedos começou a ser desenhado no início do ano letivo 2022/23 pela necessidade sentida pela equipa de enfermagem de saúde escolar de Santiago do Cacém, face às solicitações das escolas para apoio na desmistificação dos cuidados de saúde nas crianças e surge com o objetivo de reduzir os medos das crianças associados aos cuidados de saúde, bem como aumentar a proximidade com as equipas de saúde.
Foi “construído” com custos controlados, apostando na reutilização de materiais e contando com a motivação e criatividade de profissionais de várias áreas.
Desenvolve-se num jogo de faz de conta entre crianças e profissionais, onde se reproduz a realidade, para que estas desmistifiquem os seus medos e percebam a relevância dos cuidados prestados pelos profissionais de saúde.
A adesão ao projeto tem sido fantástica e o seu impacto bastante positivo, podendo ser avaliado pela importância que lhe é atribuída pelos parceiros da educação, através das suas solicitações e pela avaliação direta através da observação feita nos comportamentos das crianças ao longo das atividades.