Mecatrónica: Cursos Profissionais para a Indústria no Cenfim

03/03/2022

Mecatrónica: Cursos Profissionais para a Indústria no Cenfim

Na área de Mecatrónica existem no CENFIM dois dos cursos mais completos e abrangentes na área dos mecanismos pois englobam e harmonizam as áreas da eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica.


Os Técnicos/as de Mecatrónica têm como objetivo fundamental, efetuar a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.


Este curso visa proporcionar e conferir a equivalência ao 12.º ano de escolaridade e a qualificação de nível 4.


No Curso de Especialização em Tecnologia Mecatrónica – Nível 5 são desenvolvidas atividades nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia, automação e informática e são planeados e projetados equipamentos e sistemas das unidades fabris.


São competências dos Técnicos Especialistas em Tecnologia Mecatrónica colaborar com os departamentos de I/D no desenvolvimento de novos produtos, apoiar a área do Planeamento e Cooperar com a área de Manutenção.


Há um novo curso a decorrer, em breve teremos formandos a sair para estágio.


O CET de Tecnologia Mecatrónica iniciou novo curso em dezembro passado e desenvolver-se-á em 1000 horas letivas e 560 horas de estágio em empresa.