top of page

Livro sobre “Sistemas de Informação Locais” apresentado em Sines

02/12/2021

Livro sobre “Sistemas de Informação Locais” apresentado em Sines

O Arquivo Municipal de Sines apresentou, dia 30 de novembro, no Centro de Artes de Sines, a obra "Sistemas de Informação Locais: Sines 1655-1855”.


Este livro resulta da dissertação de doutoramento de Sandra Patrício, defendida em 2018 e coorientada por Maria de Fátima Reis e Carlos Guardado da Silva, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


A obra analisa os sistemas de informação da administração civil local na Época Moderna, em Portugal, tomando como caso de estudo o município de Sines. O ponto de vista desta análise é a relação entre a história administrativa e a produção da informação arquivística. O âmbito cronológico, entre 1655 e 1855, corresponde ao início da conservação sistemática de documentos de arquivo pela Câmara Municipal de Sines e o seu limite final à extinção do concelho.


A publicação deste livro resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sines e as Edições Colibri.


Esta apresentação aconteceu no âmbito das Comemorações do Dia do Município de Sines. Estiveram presentes no evento, além da autora, os seus coorientadores, o editor Fernando Mão de Ferro e o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas. Ricardo Alvim, Presidente da Direção da COMSINES e Alves Pereira, ambos em representação da COMSINES, também marcaram presença.


É de salientar que Sandra Patrício é coordenadora do Grupo de Trabalho “Património e Cultura” da COMSINES.

bottom of page