Laboratório de petroquímica da Applus+ Portugal em Sines alarga atividade a águas residuais e industriais

09/06/2022

Laboratório de petroquímica da Applus+ Portugal em Sines alarga atividade a águas residuais e industriais

O Laboratório de Petroquímica que a Applus+ tem em Portugal no Complexo Petroquímico de Sines - tendo a Repsol Polímeros como principal cliente - pretende alargar a sua atividade a outras empresas dos setores do petróleo e do gás, energético e industrial. A revelação foi feita por Rita Mendes Clara, responsável pelo Laboratório Applus+ a operar no território português.


O Laboratório da Applus+ Portugal em Sines realiza ensaios/testes de calibração de equipamentos de processo e análises físico-químicas a produtos petrolíferos refinados, gases liquefeitos, petroquímicos (incluindo olefinas e aromáticos) e a águas industriais e residuais.


 É de salientar que foi graças à confiança que a Repsol Polímeros depositou na Applus+ ao longo destes últimos anos, que este laboratório de petroquímica português cresceu e se consolidou.


“Estamos acreditados enquanto laboratório de ensaio, de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 e o nosso objetivo é alargar a nossa atividade às águas residuais e industriais”, avançou a responsável.


 “Atualmente estamos a trabalhar com a Repsol Polímeros, o nosso principal cliente e temos a capacidade de analisar diferentes tipos de produtos petroquímicos em mais de 80 parâmetros. Os nossos profundos conhecimentos técnicos e os nossos recursos para a análise permitem-nos disponibilizar aos nossos clientes uma grande variedade de soluções para as suas necessidades exigentes em matéria de ensaios e análises de produtos petroquímicos”, explicou Rita Mendes Clara.


Para Alexandre Cardoso Pereira, Country Manager da Applus + Portugal “estes serviços em Portugal são de especial utilidade para refinarias, petroquímicas, canalização de condutas, terminais e outras atividades similares. No âmbito deste processo podemos montar laboratórios nas instalações do cliente, por exemplo, ou realizar ensaios nos nossos próprios laboratórios, cumprindo procedimentos de inspeção e aplicar as normas do combustível em questão”, afirmou.


Recorde-se que o Laboratório da Applus+ Portugal recebeu recentemente o Prémio de Avaliação de Desempenho em Segurança 2021 onde alcançou o 6º lugar. Esta distinção foi atribuída pela Repsol, no âmbito da RISSAPS (Rede Integrada de Saúde, Segurança e Ambiente de Prestadores de Serviços).