Hastear da bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2025”
17/07/2025

Decorreu no dia 9 de julho a cerimónia de hasteamento da “Bandeira Qualidade de Ouro 2025” na praia da Costa de Santo André, em Santiago do Cacém.
No evento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e o Vereador Albano Pereira; a representante da Quercus, Carolina Nunes; o Administrador Executivo do Conselho de Administração da Águas de Santo André, Rui André, bem como a representante da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, Liliana Guiomar, que efetuaram o hasteamento da Bandeira Dourada.
A Praia da Costa de Santo André é uma das zonas balneares do Alentejo galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelência da qualidade das suas águas balneares.
O Administrador Rui André, destacou a importância da escolha desta praia para acolher uma das cerimónias oficiais de hastear da Bandeira de Ouro deste ano, enquanto testemunho claro do esforço conjunto entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Águas de Santo André. Só através de uma gestão eficiente e responsável do tratamento de águas residuais, é possível devolver ao ambiente marinho uma água com a qualidade necessária à preservação dos ecossistemas e à segurança dos banhistas, acrescentou.
A atribuição da Bandeira Dourada à Praia da Costa de Santo André é resultado de uma colaboração eficaz entre entidades locais que, partilhando de uma visão integrada, trabalham diariamente de forma rigorosa e comprometida com a sustentabilidade e a qualidade ambiental deste território.
O Administrador Executivo da AdSA, refere mesmo que este reconhecimento, mais do que um motivo de celebração, é sobretudo o momento de reafirmar o sentido de responsabilidade e o compromisso da Águas de Santo André com a proteção ambiental e a valorização dos recursos naturais desta região.