Equipa do Projeto “ASTRA” é recebida por associados da COMSines

01/06/2022

Equipa do Projeto “ASTRA” é recebida por associados da COMSines

A equipa do projeto “ASTRA – Applying Sustainability Transition Research in Social Work Tackling Major Societal Challenge of Social Inclusion” esteve no concelho de Sines em Junho, tendo sido recebida por alguns dos associados da COMSines: Câmara Municipal, Repsol Polímeros e Águas de Santo André.


O Município de Sines recebeu nos Paços do Concelho, no dia 1 de junho, a equipa do projeto “ASTRA”, que projeta a investigação em Serviço Social numa nova área de pesquisa.


A Associação COMSINES foi envolvida no sentido de proporcionar disponibilidade dos seus associados para receber a equipa de projeto, tendo as empresas Repsol Polímeros e Águas de Santo André aberto as suas portas para os elementos do projeto.


Alunos e professores visitaram a localidade de Sines e as instalações das empresas envolvidas na iniciativa e assistiram a apresentações sobre a ‘Sustentabilidade’, processos, projetos e investimentos, nomeadamente da economia circular e descarbonização, planos de construção de novas unidades fabris, reciclagem e ainda sobre aumento da resiliência do sistema de drenagem de águas residuais.


Tiveram assim oportunidade de conhecer a metodologia nas áreas de serviços sociais, sustentabilidade, intervenção comunitária, ética, direitos humanos, políticas sociais e bem estar, educação e competências transversais de duas das empresas associadas da COMSINES.


O Projeto “ASTRA” aposta na formação em 3.º ciclo de um doutoramento europeu em Serviço Social, promovendo uma mudança na transição sustentável para o qual foram selecionados 15 estudantes de doutoramento, investigadores e estagiários recrutados a nível mundial.


Os modelos de transição sustentável aplicados ao Serviço Social no projeto “ASTRA” são o bem-estar baseado na natureza, justiça ambiental, economia circular e solidária, política alimentar sustentável nas comunidades locais, inovações ecos socias e o direito a uma ocupação significativa da vida (a chamada justiça contributiva).


A rede de pesquisa/investigação “ASTRA” consiste em sete unidades de trabalho universitárias europeias líderes em Serviço Social, familiarizadas com a transição sustentável, dois institutos de pesquisa e sete ONGs. O consórcio opera em sete países da União Europeia - Finlândia, Alemanha; Reino Unido, Bélgica; Portugal; Eslovénia, Itália).

O projeto “ASTRA” tem como responsável da equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, o professor Jorge Ferreira e é coordenado pela professora Aila-Leena Matthies (professora/investigadora em Serviço Social no Centro Universitário de Kokkola em Chydenius/Universidade de Jyväskylä.

A equipa deste projeto científico do ISCTE tem como objetivo aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas.


No final, em nome da equipa do projeto ASTRA, o Prof. Dr. Jorge Ferreira, fez um agradecimento especial pela forma como foram recebidos por todos.