Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo

13/05/2022

Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram a 13 de Maio um protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais.


A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), que preside à mesa da Assembleia Geral da AES, recebeu as duas comitivas para a cerimónia protocolar de assinatura do acordo.


O presidente da APS, Luís Cacho frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da APS na concretização dos objetivos.


O presidente do Conselho de administração do Porto de Luanda Alberto Bengue, fez-se acompanhar pelo Administrador para o sector da Estratégia, Segurança e Ambiente Anibal Vuma, do Administrador não executivo João Barradas, bem como do Director de Comunicação e Imprensa Bruno Constantino, o Director de Recursos humanos Lisandro Mussungo, Director Financeiro Wladimir Santos, Director de Estratégia Empresarial Cesaldino Kassuanga, Chefe do sector de Segurança Octávio Pacheco, e dos assessores Omar Matos e Penelas Evaristo.


Do lado da AES liderou a comitiva sineense o presidente da associação, Hugo Manuel Ferreira, acompanhado pelos directores Fernando Diogo, Manuel Fortes, Lucia Costa e Jessica Gonçalves, juntamente com a equipa de apoio técnico.


Luis Silva, do Gabinete de Comunicação da APS, apresentou as estatísticas que posicionam o Porto de Sines entre as 20 maiores infraestruturas portuárias da Europa e 100 maiores do Mundo.


Em nome do Porto de Luanda, Alberto Bengue assumiu a importância deste protocolo, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas da Segurança e Ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias.


Referiu ainda a importância do Porto de Sines que esteve presente do último congresso da APLOP que foi realizado em Luanda e a boa receção que teve a sua comitiva na terra de Vasco da Gama.


O presidente da Associação Empresarial de Sines fez uma análise da situação atual do sector portuário, dos grandes investimentos anunciados para Sines na ordem dos 17 mil milhões de euros e a necessidade de atração de mão de obra especializada e da criação de alojamento que escasseia em Sines.


No Sector Portuário ressalvou a grande experiência que Angola tem em Oil & Gás, a qual poderá ser uma mais-valia para Sines, numa altura em que se discute a nível internacional a possibilidade de aumentar o terminal de Gás e tornar Sines a entrada de gás para a Europa, devido aos conflitos no Leste europeu.


Por último Hugo Ferreira garantiu que a troca de experiência será um sucesso, bem como o empenho dos mais de 300 associados da AES, em participar no engrandecimento das comunidades portuárias lusófonas.


A cerimónia terminou com a troca de lembranças, com Sines a receber o Livro comemorativo dos 75 anos do Porto de Luanda e o porto de Luanda a receber o mais recente livro sobre Sines A Varanda do Oceano com coordenação de José Antonio Chocolate.


A delegação terminou com uma visita técnica ao Terminal de Contentores.