APQuímica submete candidatura a Roteiros para a Descarbonização da Indústria

06/06/2022

APQuímica submete candidatura a Roteiros para a Descarbonização da Indústria

A APQuímica submeteu no passado mês de Abril uma candidatura designada de RNCIQ 2050 - Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química 2050, no âmbito do aviso N.º 01/C11-i01/2021 - Apoio à elaboração de roteiros de descarbonização da indústria e capacitação das empresas (Investimento TC-C11-i01 – Descarbonização da Indústria do PRR).


O RNCIQ 2050 consiste num trabalho pioneiro a nível nacional, cujo objetivo é apoiar as empresas da Indústria Química a alcançar a neutralidade carbónica até 2050. De forma a concretizar este objetivo, será realizada uma análise aprofundada do setor, bem como a construção de um modelo adaptado ao contexto nacional a partir de uma metodologia desenvolvida a nível europeu para a Indústria Química pelo CEFIC (European Chemical Industry Council). 


Esta metodologia é baseada em cenários de descarbonização que permitam estimar as trajetórias de emissões GEE, tendo em conta os desenvolvimentos tecnológicos esperados. Será desenvolvida uma ferramenta de autodiagnóstico da maturidade das empresas do setor em termos de descarbonização, uma plataforma de disseminação de conhecimento, assim como a criação de guias e toolkits orientados para PMEs e NPMEs, que por sua vez irão permitir potenciar a aplicabilidade do roteiro pelas empresas.


O plano de trabalhos engloba igualmente a realização de diversos eventos presenciais, workshops e ampla divulgação nas redes sociais.


O IAPMEI disponibilizou informação adicional sobre os vários consórcios que formalizaram a sua candidatura a este aviso. Num quadro interativo, pode ser visualizada a composição do consórcio, a localização do investimento e uma breve síntese da ideia submetida.