top of page

Ação de sensibilização ambiental na comunidade de Sines a 3 de julho ‘Dia Internacional Sem Sacos de Plástico’

05/07/2021

Ação de sensibilização ambiental na comunidade de Sines a 3 de julho ‘Dia Internacional Sem Sacos de Plástico’

No âmbito do programa de atividades Bandeira Azul, o Município de Sines e a Associação COMSINES - Conselho das Comunidades de Sines desenvolveram uma ação de sensibilização ambiental denominada “REUTILIZAR SACO E RECURSOS POUPAR”.


A ação pretendeu alertar para a necessária redução da utilização de plásticos de utilização única, nomeadamente de sacos, que tanto afetam os ecossistemas terrestre como o marinho. Neste ‘Dia Internacional Sem Sacos de Plástico’ foram oferecidos sacos de pano personalizados na comunidade sineense, promovendo assim a sua (re)utilização no dia-a-dia.


À medida que distribuíam os ‘Sacos de Pano’ a equipa composta por membros da Câmara Municipal de Sines, a Senhora Veradora do Ambiente, Paula Ledo e a Técnica da Educação Ambiental, Flora Ferreira,  acompanhadas por Natália Sapage, do Grupo de Trabalho da Comunicação da COMSINES, apelaram à mudança de comportamento de todas as pessoas relativamente ao uso dos sacos plásticos.


“Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel...”


Esta iniciativa vai de encontro às atuais recomendações comunitárias, bem como dos princípios da economia circular e da poupança de recursos defendidos pela Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), e também dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre eles a proteção da vida marinha e a produção e consumo sustentáveis.

Cada vez mais empenhados na promoção do desenvolvimento sustentável e, conscientes de que o futuro depende da promoção da saúde, segurança e proteção do meio ambiente, a COMSINES associou-se à Câmara Municipal de Sines (CMS) nesta ação de sensibilização ambiental.


O objetivo é contribuir para um quotidiano mais sustentável, promover a poupança de recursos, a educação ambiental e alertar para os cuidados a ter na preservação do ecossistema.


“A COMSINES mantém dinâmica a sua Missão no sentido de promover o Desenvolvimento Sustentável da região e da sua Comunidade, neste caso, uma atividade conjunta com a Câmara Municipal de Sines; apesar dos constrangimentos que a pandemia que vivemos nos tem colocado, mantemos o foco no que entendemos ser o essencial.”

Ricardo Alvim (Presidente da Associação COMSINES)

bottom of page