Águas de Santo André organiza iniciativa “Vamos Limpar as margens da Lagoa”

12/09/2021

Águas de Santo André organiza iniciativa “Vamos Limpar as margens da Lagoa”

No dia 11 de setembro, a AdSA - Águas de Santo André e a Quercus promoveram a primeira edição da iniciativa “Vamos limpar as margens da Lagoa”, reforçando desta forma os valores de sustentabilidade ambiental junto da comunidade.


Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade, contou com o apoio e a participação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, da Junta de Freguesia de Santo André e da Direção Regional do Alentejo do ICNF.


O evento contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre eles, representantes da Águas de Santo André, da Quercus, da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, da Junta de Freguesia de Santo André e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.


No dia 12 de janeiro de 2021, a AdSA e a Quercus assinaram um Protocolo de Cooperação Estratégica, que tem como principal objetivo a promoção da sensibilização ambiental junto da comunidade na sua área de atuação, em particular nos municípios de Santiago do Cacém e de Sines, através do compromisso assumido por ambas as entidades com a conservação da natureza, a proteção ambiental e a preservação da biodiversidade.


No Programa anual que decorre deste Protocolo, destacam-se a realização de ações de educação ambiental conjuntas, nas escolas e nas infraestruturas da AdSA, mas também noutros locais considerados apropriados para a realização de iniciativas ambientais específicas, incluindo as saídas de campo e ações de limpeza em espaços naturais de valor reconhecido.


A primeira edição da iniciativa “Vamos limpar a margens da Lagoa” pretendeu sensibilizar a população para a proteção desta importante Área Classificada através de uma ação de limpeza das margens da Lagoa, que sendo parte integrante da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha apresenta um conjunto diversificado de ecossistemas aquáticos e ribeirinhos, incluindo sistemas lagunares, uma fauna característica e uma flora com elevado valor ecológico.