Águas de Santo André concretiza protocolos com ETLA e com o Agrupamento de Escolas de Santo André
17/07/2023
A Águas de Santo André tem protocolos estabelecidos com duas entidades de ensino que têm na sua oferta formativa cursos profissionais para conclusão do ensino secundário, designadamente, a ETLA – Escola Tecnológica do Litoral Alentejano e o Agrupamento de Escolas de Santo André, mais precisamente com a Escola Secundária Padre António Macedo.
Todos os anos a AdSA acolhe vários estagiários, que com o apoio dos nossos trabalhadores, complementam a formação prática a adquirirem mais competências para uma adaptação e integração mais célere no mundo do trabalho. A AdSA está ciente que um Estágio na empresa, pela grande diversidade de serviços na área da água e ambiente, constituirá uma mais-valia para os jovens que se encontram a concluir o ensino obrigatório e que contribuirão para o desenvolvimento da nossa área de atuação.
Este ano recebemos na AdSA seis alunos do Agrupamento de Escolas de Santo André dos Cursos de Educação e Formação de Serralharia Civil; do Curso Profissional Técnicos de Gestão de Equipamentos Informáticos; do Curso Profissional de Manutenção Industrial de Metalurgia e de Metalomecânica; e do Curso de Ajudante Técnico de Manutenção. Da ETLA, fora ainda recebidos três alunos do Curso de Análises Laboratorial e do Curso de Técnico de Manutenção Industrial.
Por outro lado, a AdSA tem vindo a desenvolver um Programa de Ocupação de Tempos Livres que visa promover a ocupação dos tempos livres dos filhos e netos de trabalhadores da empresa, com idades compreendidas entre os 16 e 23 anos, potenciando, em ambiente de trabalho, novas experiências e contemplando aprendizagens ao nível do trabalho em equipa, da responsabilidade, da diversidade, da tolerância e dos direitos e deveres.
Os estágios de ocupação de tempos livres podem ser desenvolvidos nas diferentes áreas de atuação da empresa e foram escolhidos pelos filhos dos trabalhadores. O Programa decorre no período de verão e este ano teremos cinco jovens, sendo que três são alunos que se encontram a frequentar o secundário e os outros dois são alunos que já frequentam o ensino superior.
Os estágios de ocupação dos tempos livres, buscam fomentar a vontade de aprender, a criatividade e o espírito empreendedor, promovendo também uma maior conexão entre a empresa e a comunidade em que estamos inseridos. Acreditamos que essa iniciativa fortalecerá o vínculo entre nossos colaboradores e suas famílias, além de contribuir para a formação pessoal e profissional dos jovens participantes.
Esta abertura da AdSA aos estagiários e jovens tem como objetivo contribuir para as futuras gerações de novos profissionais e dar a conhecer o Serviço Público que prestamos, acreditando que futuramente possam vir a trabalhar no Setor da Água e Ambiente.